Unidades Didáticas - IPA

No mês de Setembro 2011, o IPA Instituto Agronômico de Pernambuco, através do Sr. Antonio Almeida (agrônomo) iniciou uma parceria com a Associação Terra Fértil, divulgando novas tecnologias para a produção orgânica (sem agrotóxicos). Foram instaladas três Unidades Didáticas, nos Sítios Amaro, Escorrego e Estrago. As experiências ainda estão em fase de teste, mas esperam que sejam aprovadas, para expandir para áreas maiores, inclusive, com mais produtores.

Cultivos Protegidos com Túnel TNT - instalação dos hastes de PVC, irrigação por gotejamento.
Cultivos Protegidos com Túnel TNT - plantio das mudas de Alface no canteiro com Gotejamento.

Cultivos Protegidos com Túnel TNT - colocação do tecido TNT por cima do canteiro do Alface.
Cultivos Protegidos com Túnel TNT (Agrotéxtil) - colocação de terra para segurar o TNT no canteiro.
Cultivos Protegidos com Túnel TNT. Culturas dentro do Túnel de TNT.
Cultivos Protegidos com Túnel TNT - pé de alface cultivado no túnel, grande, em apenas 5 semanas.
Cultivo Protegido com Túnel TNT - canteiro de alface cultivado por baixo do Túnel TNT.

Armadilha Luminosa, com energia solar, para atrair com o feromônio da fêmea, insetos machos, que voam a noite, e são prejudiciais a lavouras como tomate. Morrem afogados na bacia com água e assim não se multiplicam para danificar o plantio.
Armadilha com Cores. Lona de cor amarelo colocada no plantio, atrai pragas como a Vaquinha e a Mosca branca. A lona é melada com uma cola feita com óleo vegetal e graxa, onde as pragas ficam presas.


Armadilha com Cores. Lona de cor Azul, atrai pragas como tripes, que ficam presas na cola feita com óleo vegetal e graxa.
Biofertilizante, Super Magro, feito com Esterco de gado em água, enriquecido com sangue, fígado, leite, açúcar mascavo, farinha de osso, calcário, e micronutrientes. Levou um mês para preparar o Biofertilizante, num tambor de 250 L, mexendo cada 3 horas durante o dia, para oxigenar os ingredientes.
Cada três dias durante um mês (nove vezes), o Biofertilizante (Bio) foi alimentado com os ingredientes conforme a Receita do Super Magro
Tonel de 250 L, cheio de Biofertilizante Super Magro.
Coando o Biofertilizante após o preparo.
Mutirão da Terra Fértil, coando o Biofertilizante após o preparo.
Biofertilizante, depois que foi coado, pronto para engarrafar.
Engarrafando o Biofertilizante.
Garrafas PET com Biofertilizante
 
Uso do Biofertilizante Super Magro. Diluição do Biofertilizante em água de irrigação por gotejamento na proporção de 1 copo americano (160 ml) em 10 Litros de água (1 %).
.