O que são Produtos Orgânicos


Pedro Aguiar, Brejo da Madre de Deus, Março de 2001.

Para se entender bem o que são produtos orgânicos, podemos dizer o seguinte:

A TERRA É UM ORGANISMO.  Nos locais onde a mão do homem não explorou de maneira errada, todos os seres viventes, como plantas, animais, aves, os pequenos bichinhos na terá, estão em equilíbrio, isto quer dizer estão em perfeita harmonia.  Tanto é assim, que podemos dizer que as matas são auto-sustentáveis. E tudo que sai da terra volta para ela em forma de adubo.  A preocupação de quem produz de maneira orgânica é com o solo, pois ele é um organismo vivo e não uma máquina.  A diferença é que as máquinas são produzidas, enquanto um organismo cresça com suas leis próprias.  Com a chegada da agricultura “moderna” visando mais o lucro, perdeu esta visão e começou a tratar a terra coma uma máquina, que é totalmente desastrosa.  Os insumos químicos agem rapidamente, mas acabam desequilibrando a natureza.  Todo o alimento produzido nesta maneira termina matando o solo e o homem.

A AGRICULTURA ORGÂNICA tenta imitar o jeito que a natureza age, utilizando adubos orgânicos e defensivos naturais, evitando assim, adubos químicos e agrotóxicos.  Esta mudança da Agricultura “Moderna” para a Orgânica é difícil, pois ficamos viciados em produzir ao curto prazo, como máquinas. Tentar produzir organicamente, obedecendo aos ritmos da própria natureza, é pensar no longo prazo, nas futuras gerações.

Isto já está sendo possível com o trabalho da TERRA FÉRTIL, dando os primeiros passos nessa verdadeira revolução agrícola, levando em conta a saúde do solo, do produtor e do consumidor.