sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Semana da Saúde no IFPE - Caruaru, 25 Outubro 2016

Comemoração da Semana da Saúde no Instituto Federal de Pernambuco IFPE - Caruaru, terça-feira, dia 25 de Outubro de 2016

Embora não fosse dia de Feira, os produtores da Terra Fértil atenderam o pedido do IFPE Caruaru e levaram produção agroecológica para a cantina para exposição e venda. Os produtos mais  procurados foram o Morango e a Polpa de Morango, mas houve boas vendas dos demais produtos como folhosas (alface, coentro e cebolinha), cenoura, beterraba e cebola. Agradecemos a direção do IFPE pelo cessão do espaço. Estamos estudando a possibilidade de realizar mais Feiras no IFPE Caruaru. Seguem imagens de Aristóteles Oliveira,  Produtor Agroecológico e Agrônomo, que juntamente com Beth, técnica, organizaram a Feira Agroecológica no IFPE.









domingo, 26 de junho de 2016

Música ao vivo na Feira Orgânica em Caruaru

Domingos Oliveira, produtor orgânico agroecológico, é também músico, e toda vez leva o seu violão para a Feira Orgânica da sexta-feira, no bairro Maurício de Nassau - Caruaru, para animar os/as fregueses/as.
Confere como foi a música, do coral das freguesas Josélia e Maria contando com o Seu Domingos.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Visita de lideranças e produtores rurais de Santa Cruz do Capibaribe ao Sítio Xéu - Brejo da Madre de Deus, 17/05/2016



Nesta terça feira 17 de maio de 2016 aconteceu um intercâmbio entre produtores rurais e autoridades de Santa Cruz do Capibaribe e a Associação de Produtores de Orgânicos “Terra Fértil” de Brejo da Madre de Deus.  Fizeram parte da equipe: Luiz Carlos (CMDRS), Abner (STR), Zezim Buxim (vereador), Silvio Santos (Técnico do IPA), Lenildo Araújo (Secretário Executivo de Agricultura), Virgílio (Presidente da Associação Barra da Cruz), Zilma (Presidenta da Associação das Mulheres Produtoras de Galinha), Josinaldo – POLÓ (vice Presidente da Associação Quixabeira), Ir. Nilma (Pastoral Rural) e os produtores Ivonaldo, Iris e Elane (Pindurão).
Fomos recebidos no Sitio Xéu de Brejo da Madre de Deus pelo Sr. Cícero e sua esposa, a Sra. Adriana da Associação Terra Fértil que nos mostraram sua produção de hortaliças e leguminosas orgânicos produzidos no sistema de trabalho familiar. Os agricultores trocaram experiências e discutiram a possibilidade de trazerem os produtos orgânicos para Feira da Produção Familiar de Santa Cruz do Capibaribe.
Vale destacar que a Associação Terra Fértil já tem uma experiência de mais de quinze anos comercializando seus produtos em uma feirinha na cidade de Caruaru.
O encontro terminou com um excelente lanche que foi servido a base de morango e banana.
Texto por Lenildo Araújo - Secretário Executivo de Agricultura - Santa Cruz do Capibaribe PE.

Cícero Alexandre, produtor e Presidente da Associação Terra Fértil, compartilhando a maneira de produzir hortaliças.




Canteiros prontos para receber novas mudas de Morango, vindas da Patagônia - Argentina




domingo, 10 de abril de 2016

Visita do Curso de Horta - Santuário das Comunidades - Sítio Juriti - Caruaru ao Domingos Oliveira - Sitio Escorrego

O Núcleo de Apoio às Organizações Populares - NAOP, realizou o primeiro módulo do Curso de Horta no Santuário das Comunidades - Sítio Juriti - Caruaru entre os dias 08 a 10 de Abril de 2016. Foi ministrado por Alderson (Chacal), técnico agrícola e de agroecologia, do Riacho das Almas, contando com o apoio de Hermínia, também do NAOP, Irmã Virgínia e Beth (Sec. Agricultura / Assoc. Terra Fértil - Brejo da Madre de Deus). Contou com 26 participantes, a maioria jovens agricultores dos municípios de Bezerros (Sítio Sapucarana), Camocim de São Félix, Riacho das Almas, além de uma participante do São Domingos - Brejo da Madre de Deus. Foi apresentada a parte teórica, mostrando a diferença entre a produção convencional e a produção agroecológica (orgânica).

No domingo, foi realizada uma visita pelos membros do curso ao Sítio  Escorrego, Brejo da Madre de Deus, onde o Sr. Domingos Oliveira, ajudado pelo filho Aristóteles, produzem hortaliças de modo agroecológico. Os visitantes poderiam ver a produção, além de conversar com os produtores, tirando dúvidas sobre a produção, os resultados, as aprendizagens e as dificuldades.

Domingos Oliveira, produtor agroecológico, explicando para os visitantes a maneira de produzir hortaliças.

Domingos Oliveira cantando com os visitantes, agradecendo pela vida e a natureza, dadiva de Deus.

Visitantes andando pelo Sítio Escorrego, no meio dos leirões de Coentro e Alface

Aristóteles Oliveira, filho do Seu Domingos, explicando sobre a maneira de produzir, respondendo às perguntas.

Os visitantes aproveitaram a visita para adquirir parte da produção: alface e coentro, além de mudas de alface.

Despedida da visita, com Seu Domingos contando com os visitantes.

sexta-feira, 25 de março de 2016

Visita dos alunos e professores do PRONATEC Paranatama a Assoc. Terra Fértil

No sábado, dia 12 de Março, a Associação dos Produtores Orgânicos Terra Fértil do Brejo da Madre de Deus recebeu uma visita de 11 pessoas, entre alunos e professores do Curso Técnico do PRONATEC / CODAI / UFRPE de Paranatama em Agricultura Orgânica. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego PRONATEC foi criado pelo Governo Federal (Ministério de Educação) em 2011, por meio da Lei 12.513/2011 e oferece cursos técnicos gratuitos. É apoiado por instituições de ensino em todo o país. Neste caso, o curso é vinculado a Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE em parceria com o Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas - CODAI.  

Foram conhecer o produtor orgânico Cícero Alexandre, no Sítio Xéu e aproveitaram para comer Morango orgânico, produzido na propriedade! Foram acompanhados por Aristóteles, membro da Associação, agrônomo, formado na Unidade Acadêmica de Garanhuns UAG da Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE.
Acolhido - apresentação dos visitantes de Paranatama ao Cícero.

Conhecendo o plantio de morango, no fim do ciclo de produção.

Cícero, agricultor, dando uma explicação das suas práticas com os visitantes.


Andando no meio dos canteiros de alface e coentro.
Conhecendo o sistema de bombeamento de água, usado para Irrigação das culturas:. um dos reservatórios d'água

Tratorita usado para trabalhos no sítio Xéu, com um reboque acoplado.

Turma do PRONATEC Paranatama, com Aristóteles Oliveira, e agricultor Cícero Alexandre

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Lançamento de Campanha "Cuide dessa Fortuna" pela Intertotal Comunicação e a Assoc. Terra Fértil


No dia 12 de Fevereiro de 2016 foi lançada uma Campanha Publicitária pela Intertotal Comunicação - Caruaru e a Associação dos Produtores Orgânicos Terra Fértil do Brejo da Madre de Deus contra o desperdício de alimentos. 
Dr. Fábio César (IPA Caruaru), Jackson Carvalho e Gustavo Almeida (Intertotal), Aristóteles, Adriana e Beth (Terra Fértil)

Na sexta-feira, dia 12 de Fevereiro, foi de lançamento da campanha "Cuide dessa Fortuna", que pretende conscientizar a população sobre o desperdício de alimentos e o seu consumo de forma saudável. O trabalho é uma parceria com a Associação de Produtores Orgânicos Terra Fértil, de Brejo da Madre de Deus.
A iniciativa da Intertotal faz parte de uma série de ações de contrapartida social já desenvolvidas, como a revitalização do Monte Bom Jesus e a celebração aos 20 anos da Apodec.

O Brasil está entre os dez países que mais desperdiçam comida no mundo. Isso porque 26,3 milhões de toneladas de alimentos têm o lixo como destino. Dados alarmantes que exigem de cada um de nós uma contribuição para reverter esse quadro. A campanha social “Cuide dessa Fortuna”, em parceria com a associação Orgânicos Terra Fértil, é a nossa forma de reforçar o debate.
Entrevista com Aristóteles Oliveira com o repórter do Rádio Jornal de Comércio
Houve também entrevistas no Rádio Caruaru FM e no Rádio Liberdade FM sobre a campanha, além das Feiras Orgânicas realizadas pela Assoc. Terra Fértil em Caruaru.

Na campanha "Cuide dessa Fortuna" foram criadas três cartazes informando sobre o desperdício de Berinjela, Cebola e Pera, com dados do FAO, Organização de Alimentos e Agricultura da ONU.  

Foram criadas duas nova logomarcas da Associação Terra Fértil pela Intertotal Comunicação:
Nova logomarca dos 15 anos de fundação da Assoc. Produtores Orgânicos Terra Fértil (12.2000 - 12.2015) 
 
Nova logamarca da Assoc. dos Produtores Orgânicos Terra Fértil, criada pela Intertotal Comunicação.
Agradecemos o apoio da Intertotal Comunicação. Vamos cuidar desta fortuna - os alimentos orgânicos e não desperdiçar nada!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Sistema economico de bombeamento d'água é apresentado no Seminário de Agroecologia na UFRPE

Cícero Alexandre Soares da Silva, juntamente com a família dele, é produtor agroecológico e Presidente da Associação dos Produtores Orgânicos Terra Fértil do Brejo da Madre de Deus PE. Produz morango, alface, coentro, cebolinha, couve, espinafre, rúcula, brócolis, alho poró, cenoura, beterraba, chuchu, berinjela, rabanete, macaxeira, cará e banana. Para economizar energia elétrica no bombeamento d’água para as lavouras na época de estiagem, desenvolveu um sistema de bombeamento d’água, por gravidade, gerando uma economia de energia elétrica de 50 %. A experiência foi sistematizada pelos técnicos da Prefeitura (Sec. de Agricultura) Aristóteles Oliveira e Elizabeth Szilassy (Beth) e apresentada no III Seminário Estadual de Agroecologia, realizado na Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE - Recife, no dia 22 de Setembro de 2015.
Beth, Cícero e Aristóteles, com o Certificado de participação na Roda de Diálogo N. 9, onde a experiência de Bombeamento d'água foi apresentada, durante o III Seminário de Agroecologia na UFRPE, 22.09.2015

O Sítio Xéu, Brejo da Madre de Deus, é localizado na região brejeira, ou Brejo de Altitude a mais de 900 m de altitude acima do nível do mar. A parte do terreno utilizada para o cultivo das lavouras  fica no vale.
Sítio Xéu, Brejo da Madre de Deus PE, localizada num vale entre as serras.

A água usada na irrigação das lavouras provem de um poço num cano com 150 mm, com 3 m de profundidade, situada na parte mais baixa da propriedade a 911 m de altitude.
Poço amazonas num cano de 150 mm de PVC, com 3 m de profundidade. 
A fonte d’água, localizada na parte baixa da propriedade numa altitude de 911 m, é abundante, então basta um cano de PVC 150 mm e já tem um poço, com profundidade de 3 m, sendo que com pouco mais de 1 m se encontra o lençol freático. A maioria das lavouras está localizada num desnível mais alto, chegando até uma altitude de 948 m, um desnível de 37 m. Cícero cultiva uma área aproximada de três hectares e cria ovinos e bovinos, utilizando aproximadamente 50 m³ de água diariamente. Como toda água utilizada no sistema de irrigação vem de um reservatório lonado com capacidade de 70 m³ e o mesmo está localizado na parte mais alta, possibilita a distribuição da água para a área cultivada por gravidade. 
Um dos três reservatórios lonados, que recebem água bombeado pelo sistema
Através da curiosidade de Cícero em criar novas possibilidades para produzir com custo mais baixo, começou a experimentar associações de bombas iguais e diferentes, com intuito de encontrar a maior eficiência, que nesse caso é suprir a água necessária com menor gasto de energia possível. As experiências iniciaram-se em 2012, quando os custos de produção eram altos devido à energia elétrica. Para economizar energia decidiu usar dois conjuntos moto-bomba elétrico de 0,5 CV de potencia que bombeia água da seguinte forma: a primeira bomba está fixada no poço que eleva a água para um reservatório intermediário, 97 m de distancia com aclive de 12 m.   A segunda bomba está fixada ao lado do reservatório intermediário que bombeia a água para o reservatório final, 67 m de distancia com aclive de 12 m.

Cícero  desenvolveu uma maneira de calcular o desnível, baseado no princípio do nível de mangueira usado por pedreiro (Cícero é também pedreiro), para demarcar os reservatórios e construir o seu sistema. O agricultor experimentador colocou no início da tubulação de recalque, um Tê com tubos de PVC 2” com final aberto, constituindo uma torre de 13 m de altura perpendicular a tubulação de recalque, com o objetivo de estabilizar a bomba e demarcar o local do reservatório.   
Poço com tubulação da saída (a bomba de 0,5 CV está coberta com o plástico)
 
Base da torre de 13 m

 
Torre de 13 m, tubo de PVC de 2”



Altitude do sistema de bombeamento d’água


Mediante os testes e as condições estabelecidas no local, evidenciou-se uma economia de 50 % de energia elétrica no sistema com duas bombas de 0,5 CV sobre o sistema com uma bomba de 1,5 CV. Observou-se também que ao dimensionar as bombas através dos cálculos de Altura Manométrica Total AMT e vazão requerida, as moto-bombas que o agricultor tem estão bem próximas as recomendações técnicas.  A experiência deu tão boa que o Sr. Cícero recentemente expandiu para mais um reservatório lonado, numa distancia de 117 m, totalizando 281 m de distancia de bombeamento d’água do poço e aproveitando o desnível de 36 m para que por gravidade o sistema de irrigação funcione.
Morango orgânico irrigado por gotejo usando o sistema de bombeamento desenvolvido por Cícero



CONSIDERAÇÕES FINAIS:  Segundo o agricultor as vantagens principais são a redução de custo de energia elétrica; possibilita o uso de moto-bombas de menor potência, vantagem quando se tem pouca quantidade d’água disponível; é de fácil manuseio sendo operado pelos demais membros da família. Cícero avalia que é um sistema de bombeamento simples, com facilidade de ser replicado por outros produtores. Não precisa usar conjunto de moto-bomba de alta potencia quando moto-bombas de potencia menor resolvem a demanda